domingo, 21 de abril de 2013

Por que gosto de divulgar as liberações do QuickLisp?


Divulgo algumas liberações de softwares como o QuickLisp, acho muito importante para um profissional de tecnologia acompanhar estes eventos. Especialmente quanto se trata de repositórios de softwares e bibliotecas de desenvolvimento, sejam em qual linguagem de programação for.
Quero dar 3 motivos para acompanharmos estes lançamentos.

Manter meu sistema atualizado

Acho que este é um motivo bem claro, divulgo informações sobre o repositório que eu uso. Assim, meu sistema esta sempre atualizado com as últimas versão da bibliotecas. Tenho sempre as últimas correções de bugs e os bugs mais atuais.

Cooperar

Apesar desse papo de cooperar ser meio coxinha, cooperar divulgando estas atualizações ajuda a fortalecer a comunidade. No caso, a comunidade Lisp se fortalece.

Entender quais pacotes estão ativos

Esta é, pra mim, a principal razão para eu acompanhar estas notícias. Para um programador/arquiteto/analista saber quais soluções de softwares/bibliotecas estão ativas e sendo atualizadas é muito desejável. Minimiza o problema de projetar e usar soluções que já não tem ninguém mantendo. Vejamos, na última liberação do QuickLisp o que eu vi:

  • Algumas bibliotecas que já usei e conheço estão ativas, são elas: cl-ssl, cl-pdf, cffi, cl-ppcre, cl-random, cl-typeseting, clack, clsql, drakma, hunchentoot, lift, portableaserve, postmodern, slime, weblocks
  • Algumas bibliotecas que tenho planejado conhecer também estão ativas, são elas: cl-libevent2, clpython, commonqt, lparallel, restas.
Estas informações ajudam a orientar sobre o que estudar. Sabendo que o projeto esta ativo, você fica mais tranquilo pra gastar tempo com ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário