quarta-feira, 17 de abril de 2013

Tecnologia inercial feita no Brasil é exibida em Feira Internacional de Segurança

Legenda da FINEP - Nelson Monnerat, da Infax, no estande da empresa na LAAD (Foto: Rodrigo Acioli/FINEP)

Este é o artigo na página inicial da FINEP:

A primeira mesa inercial fabricada no Brasil foi apresentada na edição 2013 da Feira Internacional de Defesa e Segurança (LAAD), o maior evento da América Latina do setor de tecnologia e serviços para defesa e segurança corporativa, que aconteceu no Rio de Janeiro. A empresa Infax, que fabrica o equipamento, foi apoiada pela FINEP, por meio do programa de Subvenção Econômica. O aparelho é essencial para garantir o alto grau de precisão dos sensores inerciais. A principal função da tecnologia inercial é encontrar um caminho ou, pelo menos, ajudar a não perdê-lo. Presente nas indústrias robótica, aeronáutica, automobilística e de eletrônicos de consumo, o estudo da engenharia inercial também é considerado estratégico para as indústrias espacial e de artefatos de defesa.
Existem diversos tipos de sistemas inerciais, com aplicações civis e militares. Na indústria automobilística, eles são usados para regular os robôs que aplicam freios ABS, air-bags e controles de estabilidade nos veículos, e garantem que, após um determinado número de carros, a solda não erre a posição. Os sistemas inerciais também têm ampla utilização na prospecção de petróleo, principalmente em águas profundas. São eles os responsáveis por guiar a broca perfuradora e os robôs utilizados neste tipo de operação. Já no âmbito militar, a tecnologia inercial tem papel importante em projetos de lançadores – sejam de foguetes ou de mísseis – no direcionamento a um determinado alvo.
A mesa da Infax tem a função de testar os sensores e plataformas inerciais. Com um peso aproximado de 600 kg, ela gira em torno de dois eixos de movimento, podendo dar infinitas voltas, tanto em sentido horário quanto anti-horário e também de forma independente. Os equipamentos semelhantes utilizados até então eram, em sua grande maioria, importados de uma empresa da Suíça e, consequentemente, muito caros.
Assim como em edições anteriores, a LAAD 2013 contou com empresas expositoras do setor de defesa que tiveram tecnologias desenvolvidas com apoio da FINEP, como MECTRON, FRIULLI, ORBISAT, BCA Têxtil, ALLTEC Compósitos, RFCOM, entre outras.
Veja aqui a matéria completa na última edição da revista Inovação em Pauta sobre a mesa inercial.


O que eu posso dizer sobre isso? Nois é jeca, mas nois é joia. Parabéns pra nois e pra Infax.

PS: O rótulo da imagem está errado, o Monnerat não esta na foto. Este é o Jamyr. :)